Há um ditado popular português que diz que "trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque" que é como quem diz, não se mistura o trabalho com o lazer. Mas a pandemia veio trocar-nos as voltas e hoje em dia é muito comum trabalhar enquanto passa férias num destino apelativo.
No início de 2022, o Momondo considerou Portugal como o melhor país do mundo para combinar viagens e teletrabalho. Segundo o site de viagens, o nosso jardim à beira-mar plantado é o primeiro dos 10 destinos que "melhor combinam condições de trabalho produtivas e oportunidades para aventuras em viagem", revelam em comunicado, acrescentando que "Portugal ficou classificado como o melhor país no mundo para o trabalho remoto, com pontuações altas em todas as categorias, incluindo o clima, a vida social, a baixa taxa de criminalidade e o custo de vida relativamente acessível.". Note-se ainda que Portugal é um dos países que oferece um visto a nómadas digitais, facto que influenciou a classificação da Momondo, que também congratula o país por ter "muitos habitantes com um nível de inglês elevado, o que é um ponto forte para expatriados."
Esta é uma distinção que embora não impressione, não deixa de ser gratificante. É que não há dúvidas de que as maravilhas portuguesas merecem a melhor atenção de quem nos visita, mesmo que a viagem envolva trabalho. Trabalhar num café com vista para as colinas de Lisboa ou para a ribeira do Porto, por si só já é incrível. Mas se quisermos sair da confusão das grandes cidades e explorar outros destinos que merecem toda a atenção dos turistas. Seja pelos pontos de interesse que escondem ou pela sua proximidade com outras maravilhas, estes são os nossos 5 destinos de eleição para teletrabalhar por Portugal fora.
[Clique na imagem para ler a notícia completa.]